ADEPTOS DOS CLUBES

Estudo realizado pelo jornal RECORD e Novadir.

A nível nacional:

Benfica: 44,1% de adeptos

Sporting: 25,6%

Porto: 20,6%

A nível regional:

GRANDE LISBOA

Benfica: 49% de adeptos

Sporting: 36,9%

Porto: 4,8%

GRANDE PORTO

Porto: 63,8%

Benfica: 16,1%

Sporting: 6,9%

Escolaridade (licenciados):

Benfica: 38%

Sporting: 33%

Porto: 18%

Académica: 5%

Outros clubes a nível nacional:

Académica: 1,6%

Belenenses:1,5%

Vitória SC: 1,3%

Sp Braga: 0,9%

Boavista: 0,9%

Artigo completo

ADEPTOS DOS CLUBES

Benfica é o clube preferido para 44,1% dos portugueses de acordo com a sondagem nacional Record/Novadir realizada com o recurso a 1504 entrevistas. Contudo, o mais curioso é que a percentagem de benfiquistas é equivalente à soma de sportinguistas e portistas.

Na realidade, 25,6% dos inquiridos são adeptos do Sporting, contra 20,6% por cento que assumem a preferência pelo FC Porto. As mulheres assumem em maior percentagem a condição de benfiquistas (45 contra 43,1% de homens), apesar de as diferenças entre as respostas de homens e mulheres serem irrelevantes para todos os clubes.

Nas respostas por idades verifica-se uma constância nas respostas para os que se afirmam benfiquistas, apesar da ligeira quebra nos maiores de 65 anos, o mesmo acontecendo para os adeptos do Sporting. No caso dos inquiridos que respondem ser adeptos do FC Porto, a quebra verifica-se no sector etário dos 45 aos 64 anos, com apenas 16,1%.

A questão regional é marcante neste aspecto, como se prova pela resposta de 49% de benfiquistas e 36,9% de sportinguistas entre os inquiridos originários da Grande Lisboa, e de 63,8% de portistas entre os do Grande Porto. O estudo indica também que 16,1% dos inquiridos do Grande Porto preferem o Benfica e apenas 6,9 o Sporting. Na Grande Lisboa, o FC Porto recolhe apenas 4,8% de respostas favoráveis.

Numa segunda linha de preferência clubística surgem, por esta ordem, a Académica (1,6%), Belenenses (1,5), Vitória de Guimarães (1,3), Sporting de Braga (0,9) e Boavista (0,9). Nesta vertente verifica-se que são os mais velhos quem mais prefere a Académica e o Belenenses. Entre os respondentes com mais de 65 anos 4,1% afirmam-se adeptos academistas, enquanto 3,3% se dizem do Belenenses.

Num caso e noutro, os valores são claramente superiores aos totais para os dois clubes. Verifica-se ainda que nenhum dos adeptos dos três grandes clubes (Benfica, Sporting e FC Porto) reconhece a preferência por algum dos cinco preferidos da segunda linha. Quanto aos níveis de instrução, nota-se uma vantagem para o Benfica entre os respondentes licenciados, com mestrado, ou doutoramento (38% contra 33 do Sporting e 18% do FC Porto). Mas também entre os inquiridos que preferem a Académica (5%).

About these ads